quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Moradia: Subvenção em cooperativas

Atendendo ao pedido do Eric, aqui está a informação sobre subvenções (ajudas financeiras) em cooperativas de habitação.

Existem dois programas de subvenção:

1- Suplemento ao aluguel
2- Ajuda sujeita ao controle de rendas

1- Suplemento ao aluguel
Subvenção provincial que fixa o valor do aluguel em 25% da receita familiar. A subvenção é destinada aos indivíduos e famílias de baixa renda, aos deficientes ou àqueles que estejam vivendo uma situação exceptional (não está claramente especificada - creio que eles analisem cada caso).

Tamanho do alojamento / Número de pessoas na família / Receita Máxima
1 quarto / 1 pessoa ou 1 casal / $23,000
2 quartos / 2 ou 3 pessoas, exceto casal / $26,000
3 quartos / 4 ou 5 pessoas / $31,000
4 quartos / 6 pessoas / $39,000

2- Ajuda sujeita ao controle de rendas
Subvenção federal oferecida pela Societé Canadienne d'Hypothèque et de Logement sob a forma de envelope à cooperativa, que fica encarregada de repartir a soma recebida entre seus membros que consagram uma fração muito importante de suas rendas ao custo do aluguel. Subvenção reservada às cooperativas sob o programa do artigo 95 (que diz algo do tipo "um mínimo de 15% dos alojamentos são subvencionados segundo esta fórmula).

Existe, ainda, umas outras subvenções para quem faz melhorias nos alojamentos.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco as dúvidas de vocês!
Qualquer dúvida, estou à disposição! Basta enviar comentários a esta mensagem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola,
Fantastico seu blog, muito profissional
Parabéns,
Eu, minha esposa e filha, estaremos em Montreal apartir do dia 28 de fev, temos muitas dúvidas, principalmente pq estamos indo desempregados.
ouvi dizer algo sobre ajuda a filhos!? precede?
abraços , queremos conhecer-te pessoalmente.
Miridiam Jr, e família

Camila disse...

Olá, Andrea,

Vi seu blog na lista Canada Immigration e parece que ele caiu do céu! ;o))))

Primeiro, gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa! De verdade! Tenha certeza de que é muuitíssimo importante para quem vai dar um passo tão grande - como imigrar - ter um espaço como esse.

Vi que você colocou informações sobre estudos e queria confirmar algumas coisas com você. Sou jornalista e, diante da dificuldade de ter a fluência que a minha profissão exige, estou pensando seriamente em tentar um mestrado quando chegar em Montréal.

Pelas pesquisas que andei fazendo, percebi que as bolsas aí no Québec são do tipo reembolsáveis. Se não me engano, ao final do curso, o então bolsista deve pagar 35% do valor da bolsa que recebeu. Você sabe se só existem bolsas nessa modalidade? É possível solicitar uma bolsa, do Brasil, com o CSQ em mãos?

Bom, desculpa se te bombardeei de perguntas nesse nosso primeiro contato... Embora eu tenha certeza de que você criou esse espaço já esparando gente cheia de questionamentos!

Boa sorte com essa empreitada e com seu curso!

Boa sorte!

Camila Novais.

Andy C disse...

Oi, Miridiam!
Obrigada por suas palavras. Fico muito feliz que ele esteja passando uma mensagem de profissionalismo, pois é exatamente esse o intuito.
Me mande uma msg no andrea.santopietro@yahoo.com.br para conversarmos melhor. Abraço!

Andy C disse...

Oi, Camila!
Nossa, que bom que esse blog está ajudando os futuros imigrantes. Que alegria por estar atingido meu objetivo! Olha, quanto às bolsas de estudo, sim, é isso mesmo, você tem razão. Entretanto, há ainda diversas outras bolsas mais "simplezinhas" que as universidades divulgam no início de cada sessão (outono, inverno, etc). O "porém" é que vc tem que, para a maioria delas, você já tem que ter a média de notas da primeira sessão cursada, pois este é um critério de avaliação para atribuição das bolsas. Assim sendo, não dá para solicitar uma bolsa só com o CSQ para essas modalidades. Para as outras, sinceramente não tenho idéia. A única coisa que posso te dizer, é que, aparentemente, não é muito difícil de conseguir não. Outra coisa: realmente entrar na universidade é uma ótima opção para obter fluência, pois exige muita dedicação. Então, bola pra frente e boa sorte! OBS: Pensamento positivo (e ação) é o segredo do sucesso! Vá em frente!